TREINAMENTO COM FOCO NO EQUILÍBRIO ATRAVÉS DO TAI CHI CHUAN
O TAI CHI BALANCE é uma aplicação prática da antiga arte chinesa do Tai Chi Chuan que o Prof. Luciano Imoto vem desenvolvendo com seus alunos desde 2006.
No TAI CHI BALANCE o praticante abandona propositalmente o controle consciente dos movimentos da “Forma” (sequência coreografada de posturas) permitindo ao corpo encontrar sozinho o caminho de menor resistência. Sem a intervenção do ego, essa expressão livre de movimentos será induzida e guiada pela inteligência nativa do organismo humano.
Para facilitar este processo, a prática do TAI CHI BALANCE combina o tato, a audição e a propriocepção (os principais sentidos responsáveis pelo equilíbrio) com a visão e o olfato. E por meio da contemplação (a mente assistindo a si mesma) em sinestesia (união sensorial), os movimentos lentos e involuntários manifestados inicialmente se tornarão cada vez mais fluidos e vigorosos. O único objetivo no TAI CHI BALANCE é viver 24 horas por dia equilibrado neste estado natural de consciência somática.
Os benefícios de tal poder interno para a saúde e a segurança do corpo e da mente serão um bônus!
Quais as diferenças entre o TAI CHI BALANCE e o Tai Chi Chuan tradicional:
1. Naturalidade: ao invés do slow-motion, no TAI CHI BALANCE nos movemos inicialmente na velocidade normal, a mesma que usamos para pegar um copo, beber água e caminhar. Treinamos a Forma das 37 Posturas para fortalecer nossa estrutura e assim acelerar nossos movimentos e desafiar nosso equilíbrio cada vez mais. Equilíbrio não é imobilidade ou gestos lentos.
2. Marcialidade: mesmo antes da Revolução Comunista na China, as artes marciais daquele país já estavam sendo convertidas em danças, seitas e comércio. No TAI CHI BALANCE mantemos e cultivamos as raízes marciais porque com elas colhemos os frutos do seus benefícios terapêuticos.
3. Racionalidade: enquanto o Tai Chi Chuan tradicional carrega uma pesada carga de esoterismo, no TAI CHI BALANCE nossa única filosofia é entender o comportamento humano, que inclui os seus padrões de movimento e comportamento, para nos harmonizarmos com a nossa própria natureza interior.
CONCLUSÃO: o TAI CHI BALANCE resgata a espontaneidade, o vigor e a sabedoria do corpo dos seus praticantes porque não interfere no seu ritmo de crescimento e amadurecimento.
Este é um breve resumo da teoria e do treinamento do TAI CHI BALANCE ministrado exclusiva e diretamente pelo seu idealizador na Academia Imoto.
Essas são algumas das características dessa arte marcial interna de origem chinesa composta de uma “Forma” com 37 posturas cientificamente reconhecida por aumentar a força das pernas e o equilíbrio, rejuvenescer o cérebro e favorecer a longevidade dos seus praticantes!
Aulas ministradas pelo PROF. LUCIANO IMOTO, praticante de Tai Chi Chuan desde 1995, antigo aluno do Sifu Wang Te Cheng.
Para mais informações, agende sua AULA EXPERIMENTAL, porque “se uma imagem vale mais do que mil palavras, uma experiência vale mais do que mil imagens”.
1% YANG E 99% YIN
O símbolo adotado pelo Tai Chi Chuan foi desenhado com a proporção igual entre YIN e YANG.
E há uma contradição bem evidente nesta proporção.
YIN é considerado um elemento mais fraco do que o YANG. Por isso deveria haver uma maior quantidade de YIN do que de YANG. E a quantidade de YANG seria naturalmente menor porque já é qualitativamente mais forte.
A proporção mais aproximada seria 1% YANG e 99% YIN.
Então, como seria o símbolo real?
Neste desenho acima de autoria do Prof. Imoto, estas proporções ficaram mais acentuadas: o círculo grande preto equivale ao YIN e o ponto branco em movimento sinuoso no seu interior equivale ao YANG. Este novo símbolo também foi mantido dentro de um círculo para facilitar o reconhecimento da proporção de 1 para 99 entre YANG e YIN.
Agora algo para refletir: não existem objetos “Yin” e “Yang” nem “Positivos” e “Negativos”. Há somente espaço sem fim (vazio, o nada) e matéria (todos os átomos interconectados) se movendo em sentido horário ou anti-horário dependendo da perspectiva.
Entenda isso e evitará cair em armadilhas semânticas e esotéricas.
Símbolos são modelos. E como todos os modelos, nunca serão perfeitos. Mas certos modelos e seus conceitos associados são melhores para nos orientar. E tanto no TAI CHI BALANCE quanto no MÉTODO IMOTO, seguimos a regra 99% YIN e 1% YANG.
Se conseguirmos chegar aos 90% YIN e 10% YANG em nossas ações e pensamentos já estaremos nos aproximando do ideal. O restante será consequência desta INTENÇÃO.
AGENDAR AULA EXPERIMENTAL
ALGUNS ARTIGOS SOBRE O TAI CHI CHUAN ESCRITOS PELO PROF. LUCIANO IMOTO:
Mestre Benjamin Lo (1927 - 2018) demonstrando a Forma das 37 Posturas
que aprendeu com o Prof. Cheng Manching, o criador deste novo método de TAI CHI CHUAN e um dos herdeiros da tradição da Escola Yang.