Método Imoto: II Seminário Técnico Mensal
⚔️ DESEQUILIBRAR, GOLPEAR, DERRUBAR
⚔️ 29 de Junho de 2024
⚔️ 14h às 17h
No primeiro seminário realizado há dois meses na Academia Imoto, o Prof. Luciano Imoto compartilhou os conceitos e técnicas que aprendeu na África do Sul do sistema Piper com faca.
Artigos sobre a viagem à Cape Town e o primeiro seminário:
www.academiaimoto.com/metodo-imoto-cape-town-2024
www.academiaimoto.com/workshop_com_contra_faca
O próximo seminário técnico será dia 29 de junho de 2024, sábado das 14h às 17h, com o tema “DESEQUILIBRAR, GOLPEAR, DERRUBAR”, abordando a “quarta” classe de alavanca e sua aplicação combativa.
Atingir e derrubar um agressor violento e armado SEM SER ATINGIDO E DESEQUILIBRADO é questão de vida ou morte na defesa pessoal!
O Prof. Imoto, o criador do MÉTODO IMOTO, irá mostrar como adaptar e combinar os golpes do Boxe e do Caratê com as técnicas de quedas do Aikido e do Tai Chi aplicando a alavanca do Efeito Sinomotor.
— Qual a diferença do MÉTODO IMOTO em relação ao Kravmaga e outros sistemas de defesa pessoal?
O MÉTODO IMOTO é cinético.
“Em física e engenharia, a cinética é o ramo da mecânica clássica que lida com a relação entre movimento e suas causas, especificamente forças e torques.” (Wikipedia)
Nas várias modalidades de defesa pessoal, os alunos aprendem as técnicas imitando e ensaiando os movimentos demonstrados pelos seus instrutores. Não há uma EXPLICAÇÃO racional e muito menos uma compreensão da cinética envolvida na interação entre os corpos. Portanto, não é nenhuma surpresa que essas técnicas não funcionem como planejado diante de um ataque real. Isto se deve principalmente à falha em desequilibrar um agressor no primeiro estágio do ataque, no momento do contato entre os corpos, de modo que o controle subsequente se torna muito difícil, exigindo força e rapidez excessivas, o que é uma perigosa contradição na defesa pessoal. A única solução encontrada pelo Prof. Imoto para este problema foi identificar e compreender cientificamente o elemento de desequilíbrio usado em uma técnica e golpe. No MÉTODO IMOTO, o elemento de desequilíbrio de uma técnica é referido como EFEITO SINOMOTOR.
Como o EFEITO SINOMOTOR foi identificado por meio de uma pesquisa, exercícios e testes aplicando a dinâmica da Física, o MÉTODO IMOTO se tornou uma AUTODEFESA CINÉTICA.
O EFEITO SINOMOTOR e outros princípios de vantagem mecânica e amplificação da força como a QUARTA ALAVANCA e os 3 FORMATOS DE PODER serão apresentados e explicados com mais detalhes neste seminário.
A QUARTA ALAVANCA
Há três classes de alavancas, e os leitores podem se informar sobre elas aqui: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/alavancas.htm
Enquanto nas alavancas de primeira, segunda e terceira classe a carga a ser movida requer mais dois elementos, uma haste rígida e um ponto fixo de apoio, na “quarta” alavanca o braço de força e fulcro é a própria carga.
Neste vídeo, um engenhoso construtor de casas transferiu o conceito da Quarta Alavanca para mover sozinho e sem máquinas toneladas de monólitos de cimento:
www.youtube.com/embed/xD5Lc3-5iDs
Entretanto, o mecanismo biomecânico e a aplicação marcial da Quarta Alavanca requer o emprego da mente com movimentos ideomotores para ativar reflexos de contração e reversão de torque muscular no oponente e em si mesmo.
E são justamente os exercícios e manobras que ativam estes efeitos cinéticos que serão explicados e praticados neste evento.
Com tal treinamento prévio, os golpes de quaisquer modalidades não irão depender das limitações de idade, força muscular e rapidez nos movimentos.
A Quarta Alavanca amplifica o Efeito Sinomotor, uma técnica especial derivada da esgrima japonesa útil também para o combate de mãos vazias e para preservar a saúde do corpo durante o treinamento com e sem cargas ou com armas. Mais sobre o Efeito Sinomotor aqui:
www.academiaimoto.com/metodo-imoto-efeito-sinomotor
Segue um exercício simples para você ter uma amostra da Quarta Alavanca:
1. Segure firme com uma das mãos a ponta de um bastão comprido e tente erguer o braço e levantar a outra ponta do bastão acima da sua cabeça aplicando o máximo de força muscular que conseguir.
2. Agora, segure o bastão uns 40-50 centímetros distante da ponta com esta parte dele apoiada sob seu antebraço e repita o teste.
3. Compare os resultados. Com o bastão alinhado e em contato ao antebraço, a carga se transformará literalmente no próprio braço de alavanca. E será erguida com mais facilidade!
Os vídeos abaixo apresentam este exercício da Quarta Alavanca sendo aplicada e podem servir para ilustrar o conteúdo que será apresentado neste seminário:
Este é um conhecimento que estava restrito a uma elite de artistas marciais e lutadores do passado.
Agora essa teoria está sendo revelada no MÉTODO IMOTO, com uma explicação racional sobre seu funcionamento e a sua aplicação prática no “caos” da luta.
Graças às pesquisas, experiências e consultas do Prof. Imoto com sistemas de combate realistas, e três décadas estudando os materiais de referência que tratavam deste conhecimento, tanto os leigos quanto os praticantes avançados de artes marciais e de esportes de luta e de fitness terão ao seu dispor uma tecnologia completa de treinamento do corpo e da mente.
Considerando que não há nada mais radical do que ser obrigado a proteger a própria integridade física diante de um ou mais agressores violentos, que poderão estar armados, este seminário será igualmente indicado para praticantes de tiro e de sobrevivencialismo bem como de Yoga e Pilates.
A Quarta Alavanca tem aplicações dentro e fora dos tatames e pode ser adaptada para qualquer modalidade, inclusive para levantamento de pesos e outras atividades físicas que envolvem cargas, mesmo que a carga seja o seu próprio peso.
Com este e outros exercícios similares, a Quarta Alavanca poderá acelerar golpes traumáticos como socos e chutes, aumentar a pressão de chaves e estrangulamentos tirando as folgas nas articulações e melhorar o rendimento funcional nos exercícios de musculação e calistenia.
Além da maior interconectividade estrutural e consequente aumento da força explosiva, as vantagens extras da Quarta Alavanca incluem o fortalecimento de ossos, ligamentos e tendões.
O objetivo das artes marciais é a longevidade, sobrevivendo às adversidades e vencendo adversários menos preparados. Portanto, aprender a se mover corretamente torna o corpo uma verdadeira arma viva!
Sua segurança nos treinos e eventuais situações de risco requer uma iniciação séria neste assunto tão negligenciado. Neste seminário — e pela primeira vez — você encontrará as informações, explicações e demonstrações necessárias para guiá-lo neste caminho.