m
ARTIGOS, EVENTOS & NOTÍCIAS

Academia Imoto

O xadrez para mim é uma excelente Arte Sinestésica Contemplativa assim como as artes marciais.

Jogo xadrez desde os 10 anos e participei de alguns torneios juvenis. Também li e reli obras clássicas como o livro de Bobby Fischer e também o de Fritz Igel, um jogador austríaco pouco conhecido que morou no Brasil.

No xadrez ocorre um enorme número de empates e a necessidade crescente de estudar e memorizar as aberturas.
Para o primeiro problema, joguei variantes como o “Revolution Chess“. Mas, para não descaracterizar as partidas, inventei uma nova variação que apresentarei a seguir.
Quanto ao segundo problema, desde que Kasparov perdeu para o Deep Blue da IBM confesso que meu interesse pelo xadrez começou a diminuir… Os supercomputadores atualmente vencem até os melhores campeões em seu auge (incluindo no complexo jogo ). E para essa limitação da memória humana em relação à quantidade gigantesca de aberturas armazenadas nas máquinas encontrei apenas um caminho: mudar ligeiramente a posição das peças em seu arranjo inicial no tabuleiro (que também pretendo mostrar essa alternativa em outra postagem).
Quanto à nova variação que criei, eu a chamei de “GreyChess” (em inglês), “XaGriz” (em português) e “AjeGriz” (em espanhol).
Segue algumas imagens, as cinco sub-regras e mais explicações sobre esta nova variação.

P.S.: este é um trabalho em andamento, portanto, estou procurando pontos fracos na abordagem ou quaisquer problemas em potencial que vocês possam encontrar.

XAGRIZ

XAGRIZ: O XADREZ COM ESPIÕES INFILTRADOS

“OS ESPIÕES SÃO OS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES NA GUERRA.”

— Sun Tzu, A Arte da Guerra.

 

“O XADREZ RENASCEU DO CINZA!!”

— Prof. Luciano Imoto, criador do XAGRIZ (GREYCHESS em inglês, AJEGRIZ em espanhol).

 

No XAGRIZ todos os peões na posição inicial do tabuleiro são “espiões dorminhocos”. Ao chegar à quinta fileira (no campo do oponente), o peão é “despertado” e se torna um GREY. Para diferenciá-lo dos demais peões é colocada uma pequena anilha de plástico, tecido ou metal no topo da peça. O GREY será escrito na notação algébrica com a inicial “G” (em maiúscula). Os GREYS não são uma peça nova, mas um tipo de subpromoção dos peões: um GREY só poderá ser capturado por um Rei, e como se tornou um agente duplo será também uma peça neutra e poderá ser movido por AMBOS os jogadores. As regras do xadrez clássico continuam valendo no XAGRIZ, mais CINCO SUB-REGRAS.

XAGRIZ — SUB-REGRA 1: OS “DORMINHOCOS” E OS “DESPERTOS”

No início da partida todos os peões das Brancas e das Pretas são “dorminhocos” e só se tornam GREYS “despertos” se chegarem até a quinta fileira. Um GREY “desperto” poderá ser movido por AMBOS os jogadores, mas não um jogador após o outro (Sub-Regra 3).

XAGRIZ — SUB-REGRA 2: A CAPTURA

Um peão “dorminhoco” pode ser capturado normalmente (incluindo en passant). Mas um GREY “desperto” SÓ poderá ser capturado pelos Reis. Quando os GREYS são capturados ou promovidos (Sub-Regra 4), a partida continua normalmente sem eles.

XAGRIZ — SUB-REGRA 3: OS MOVIMENTOS

Os peões “dorminhocos” movem uma ou duas casas no primeiro lance e capturam como peões. E os GREYS “despertos” também continuam movendo uma casa por vez e capturando como peões. PORTANTO, AS BRANCAS SEMPRE MOVEM OS GREYS RUMO AO LADO DAS PRETAS, E VICE-VERSA. Um GREY SÓ pode ser movido outra vez depois que o oponente jogar o lance seguinte com uma das próprias peças ou com outro GREY, mas um jogador pode avançar ou capturar seguidamente com o mesmo GREY. Ou seja, cada jogador, na sua vez, pode mover o GREY “desperto”, porém, um jogador não pode reverter o último movimento com um GREY feito pelo oponente.

EXEMPLO: Pretas jogam com um GREY “desperto” ameaçando ou não capturar alguma peça das Brancas ou lhes dar Xeque. As Brancas, no lance seguinte, NÃO podem mover ou capturar com este mesmo GREY, mas poderão capturá-lo com o Rei (se for uma jogada possível) ou mover um outro GREY ou outra peça branca. As Brancas SÓ poderão mover aquele GREY depois do lance seguinte das Pretas com outra peça ou outro GREY.

XAGRIZ — SUB-REGRA 4: A PROMOÇÃO

Os GREYS serão promovidos se chegarem na última fileira, conforme a regra oficial para promoção dos peões, perdendo assim a qualidade de agentes duplos. A partir de então poderão ser capturados por qualquer outra peça do adversário além do Rei.

XAGRIZ — SUB-REGRA 5: OS LANCES ILEGAIS

Brancas ou Pretas NÃO podem colocar o próprio Rei em Xeque jogando com um dos GREYS ou movendo o Rei para uma casa dominada por um GREY “desperto”.

XAGRIZ

Por que o XAGRIZ adicionou mais ação ao xadrez com os peões espiões chamados “GREYS”?

O xadrez clássico enfatiza o controle do centro. Agora, com potenciais AGENTES DUPLOS em todos os lados adicionamos uma nova ênfase (e variáveis) no centro e também nos flancos:

  1. É possível controlar os flancos e ameaçar as peças poderosas avançando e despertando os peões GREYS;
  2. Você pode forçar seu adversário a mover o Rei para capturar o GREY;
  3. Os GREYS podem proteger suas peças ou bloquear as do oponente como uma barreira imóvel, mas às vezes eles também podem ser usados para atacá-lo quando for a vez de jogar do seu adversário. Isso adiciona um poder extra aos peões e maior complexidade às partidas. Os peões dos flancos precisarão ser movidos (ou não) para proteger as peças contra o avanço dos GREYS por parte do oponente.

O XAGRIZ preservou as características e as regras do jogo original e acrescentou apenas CINCO SUB-REGRAS para aumentar o nível de dificuldade e de concentração.

O XAGRIZ pode ser jogado em qualquer tabuleiro de xadrez e com as peças tradicionais. Tudo que você precisa é diferenciar os peões que se tornaram GREYS ao chegar na quinta fileira colocando uma pequena anilha ou arruela sobre eles.

No XAGRIZ as chances de empate foram reduzidas e as oportunidades de promover mais peões aumentaram. Isso torna o jogo mais dinâmico e requer maior cuidado nas previsões de lances: será crucial estimar quando um GREY dorminhoco ou desperto poderá ser usado pelo adversário na vez dele. É assim nas guerras, é assim no XAGRIZ.

Envie um Comentário

Fechar

A Academia Imoto NÃO É uma franquia. Somos uma FAMÍLIA. Nossas principais modalidades e cursos são EXCLUSIVOS e orientados para turmas pequenas e aulas particulares com o objetivo de acelerar resultados com máxima economia de tempo e recursos aos nossos alunos e clientes.

Atendimento

Segunda à Sexta:
08:00 – 20:00

Sábado:
08:00 – 13:00

Siga-nos
Academia