Método Imoto em Cape Town (2024)
No dia 23 de março, o Prof. Luciano Imoto ministrou o primeiro seminário internacional do MÉTODO IMOTO em Cape Town, África do Sul, no centro de treinamento UKM.
O tema deste seminário de 4 horas de duração — “Destroying from the Ground” (“Destruindo a partir do Chão“) — foi precedido por uma série de cinco vídeos introdutórios dublados com legendas em inglês publicados no canal da Academia Imoto no Youtube, apresentando o Prof. Imoto e à sua metodologia de reeducação cinética para autodefesa.
Os participantes do seminário, todos sul-africanos e a maioria instrutores de Krav Maga, assistiram os cinco vídeos e leram o artigo científico “IMOTO METHOD: THE 3 SHAPES OF POWER HYPOTHESIS AND THE SYNOMOTOR EFFECT THEORY” (2018) como material teórico de preparação para o evento.
Poster do seminário “IMOTO METHOD: DESTROYING FROM THE GROUND” realizado em Cape Town.
O tema do combate a partir do chão mostrou uma alternativa diferente de luta no solo e os participantes aprenderam a condicionar o corpo para evitar lesões no treinamento e quebrar regras na demanda não-esportiva de uma luta real.
Abertura do seminário com uma breve apresentação do conteúdo prático e teórico do MÉTODO IMOTO.
O seminário foi dividido em 3 partes.
Na primeira parte, os participantes aprenderam as 4 séries especiais de exercícios dos 3 Formatos de Poder, e na segunda parte as suas aplicações práticas diante de diferentes tipos de ataques, alguns em pé para evitar agarres e quedas, mas a maioria nas situações típicas de chão.
O desequilíbrio do corpo pelo controle da cabeça.
Os dentes usados como armas contra tentativas de submissão e estrangulamento.
Na terceira parte, os participantes fizeram experimentos de “rolling flow“, interagindo dinamicamente com um agressor instruído a tentar ganhar a posição superior de montada ou de controle de um dos braços do defensor, enquanto este se limitava a transitar livremente entre as “8 Posturas” para encontrar aberturas e alvos.
COMENTÁRIOS DO PROF. LUCIANO IMOTO:
“DE VOLTA DA ÁFRICA DO SUL
Cape Town é uma grande metrópole cercada por montanhas e nuvens, varrida por ventos vindos do mar e com praias banhadas pelas correntes frias do oceano Atlântico.
Fizemos safari para conhecer de perto leões, elefantes e outros grandes animais africanos. E na colina Signal Hill assistimos ao pôr do sol mais dourado que já vimos!
Recomendo!”
COMENTÁRIOS DO PROF. IMOTO:
“O SISTEMA PIPER DE COMBATE COM FACA
Nestes 10 dias de viagem, seis deles foram dedicados ao treinamento imersivo com Nigel E. February, o fundador do Piper Knife System, um irmão-das-armas com o qual eu vinha conversando on-line desde 2010 e que finalmente pude encontrar pessoalmente.
Existem pessoas que surgem em nossa vida para nos deixar mais fortes, e Nigel é uma delas!
Nigel me revelou princípios importantes de combate armado e desarmado que já comecei a incluir e adaptar no MÉTODO IMOTO. Estas e outras novidades eu estarei compartilhando com meus alunos, assim como vídeos das minhas aulas particulares com o Nigel e seus alunos avançados.
Essas minhas experiências com e contra facas me ensinaram a soltar ainda mais as articulações e a não (re)agir como um humano em situações onde “atacar o atacante” define quem vence.”
Instrução particular com Nigel E. February, o fundador do PIPER KNIFE SYSTEM, o primeiro sistema oficial sul-africano de combate com faca.
Da faca para as mão vazias: cotovelos também são como espinhos!
AGRADECIMENTOS DO PROF. IMOTO:
“Gostaria de agradecer ao Nigel February e aos seus “Guardiões” e alunos Virgil Robin Ambrose, Mark Kapot, Shaun Dippenaar, Kenneth Peterson, Hamish Freeman e Calvin, por todo o apoio e camaradagem, e por terem compartilhado suas experiências de combate real e dicas práticas de treinamento e táticas das ruas. E também a Clarissa Berndl e seu esposo Alex, os donos da rede de escolas United Krav Maga, pela oportunidade de apresentar o MÉTODO IMOTO aos seus alunos e instrutores.
Meus agradecimentos finais ao Bruno Scapinelli, o meu intérprete e instrutor-assistente no seminário e parceiro nas aulas de Piper, e à minha companheira Flávia Imoto que filmou e fotografou todos os nossos treinamentos e passeios.
E que venham os frutos de todas as sementes que as artes marciais plantam em nós!”